MOÇÃO DE APOIO

                                                                                                                                 Belém/PA, 08 de novembro de 2022

O SINPRF-PA/AP vem manifestar apoio aos Policiais Rodoviários Federais (PRFs) que atuaram na última segunda-feira (07/11) para liberar a rodovia BR 163, no município de Novo Progresso/PA, que estava interditada há vários dias por manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais de 2022. No mesmo passo, repudiamos de forma veemente as agressões covardes contra os policiais, que estavam agindo no estrito cumprimento do dever legal, atendendo determinações judiciais e do Ministério Público.

Os ataques aos policiais significam um ataque ao próprio Estado Democrático de Direito e revelam uma outra face das manifestações, violenta e antidemocrática, que nada tem de cunho patriótico e deslegitima totalmente os protestos. A partir do momento que os policiais foram atacados eles estavam sob o abrigo da legítima defesa para repelir a injusta agressão, contudo, para evitar que algum manifestante se ferisse gravemente, os PRFs de forma equilibrada optaram em recuar. Há que se considerar ainda a atitude absurda dos manifestantes em manter crianças e idosos entre eles, mesmo após reiterados alertas por parte da PRF para não usá-los como escudo.

No mais, parabenizamos a postura firme e prudente dos PRFs, sempre pautada pelo profissionalismo, legalidade, razoabilidade, proporcionalidade e dignidade da pessoa humana, ratificando a PRF como uma polícia cidadã e promotora dos Direitos Humanos. Acentuamos, que jamais devemos nos calar diante de qualquer tipo de violência, hostilidades ou intimidações, a quem quer que seja. O SINPRF-PA/AP já organizou e participou de vários protestos e mobilizações de todo tipo e sempre atuamos de forma legal, democrática e pacífica, com respeito aos direitos e garantias fundamentais, nunca abusando do direito de manifestação ou com radicalismo e violência.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso de atuar com firmeza em defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos dos nossos filiados.

                                                                      DIRETORIA EXECUTIVA DO SINPRF-PA/AP

Notícias

Arquivos (Institucional)